O tratamento cirúrgico das lesões cutâneas consiste na retirada (parcial ou total) de lesões de pele (benignas ou malignas), buscando o melhor resultado estético-funcional possível.
Algumas lesões, mesmo que benignas, podem ser extremamente incômodas esteticamente, trazendo desconforto e retração social.
Dentre os diversos tipos de tumores benignos, destacam-se os nevos, siringomas, lipomas, cistos, leiomiomas, neuromas, hemangiomas, entre outros.
As lesões malignas (câncer de pele) mais comuns são o carcinoma basocelular (CBC), carcinoma espinocelular ( epidermóide – CEC) e omelanoma.
A maioria dos cânceres de pele é causada pela radiação solar, atingindo as áreas mais expostas do corpo, tais comocabeça, região cervical e mãos.
Pessoas de pele claracom história familiar e exposição solar recorrente representam o grupo de maior risco em desenvolver o Câncer de Pele e suas formas mais graves.
O mapeamento da pele é essencial para que detectemos lesões pré-cancerosas ou aqueles cânceres ainda em estagio inicial, alcançando resolução mais conservadora e com maior chance de cura. As biópsias de algumas delastambém nos auxiliam a planejar e cura-las, fornecendo informações mais precisas sobre o tipo histológico e seus limites microscópicos.
Nosso papel neste tipo de cirurgia é o de curar preservando forma e função, sendo o tempo de detecção e a área acometida de suma importância para a resolução com o mínimo de sequelas.
A maioria destas cirurgias em estágio inicial pode ser realizada no próprio consultório sob anestesia local. Lesões de manifestação clínica agressiva ou acometendo áreas nobres tais como o nariz, lábios e entorno das pálpebras exigem reconstruções mais complexas, sendo estas realizadas em ambiente hospitalar sob sedação.
Não hesite em consultar seu dermatologista sobre “pintas” de inicio recente associadas e de comportamento suspeitotais como prurido, sangramento e descamação. Se estas lesões forem de bordos irregulares, coloração pigmentada e estiverem aumentando de tamanho é necessário que sejam avaliadas o mais rápido possível.