Toxina Botulínica
A toxina botulínica é uma substância purificada em laboratório que tem como propriedade paralisar temporariamente os músculos. Suas formulações mais consagradas são o Botox® e Dysport®.
Após a análise facial é injetada seletivamente em diversos músculos, de modo a paralisar apenas aqueles que produzem rugas indesejáveis, preservando e melhorando a expressão facial.
A toxina botulínica pode ser aplicada nas seguintes áreas:
- Testa e supercílios
- “Pés-de- galinha”
- Pescoço (“Efeito Nefertiti”)
- Rugas periorais (“código de barras”)
- Tratamento do “Sorriso Gengival”
- Queixo
- Ponta Nasal
A duração do tratamento costuma ser de 6 meses e em alguns casos apenas uma visita anual é suficiente para um resultado harmônico.
Geralmente associada aos preenchedores, a toxina é muito interessante para a elevação da cauda dos supercílios, promovendo um arqueamento mais harmônico e sensual.
Em pacientes com hiperatividade do músculo depressor da ponta nasal conseguimos discreta elevação destas, além de paralisa-las durante a fala.
A toxina botulínica trata ainda a hiperidrose; transpiração em excesso nas axilas, mãos e pés.
O Efeito Nefertiti é a elevação e afinamento da região da mandíbula e pescoço com a aplicação da toxina na musculatura desta região, conseguindo-se resultados muitas vezes impressionantes nesta área tão importante para o contorno facial.