Durante muito tempo as pernas foram deixadas de lado nas cirurgias de contorno corporal, mostrando estigmas que ainda trazem grande prejuízo psicológico aos pacientes, por mais que estivessem satisfeitos com a aparência de suas outras áreas.
Pernas excessivamente finas, sem curvas ou até mesmo grossas demais figuram entre as principais queixas destes pacientes, fazendo com que a lipoaspiração e os implantes de de panturrilhas sejam poderosas ferramentas para esta queixa tão especifica.
A criteriosa avaliação do contorno das pernas e da massa muscular, além de sua vascularização nos trazem as opções cirúrgicas que melhor se adequam a cada caso.
Na cirurgia de implante de panturrilhas a incisão é posicionada na prega posterior do joelho, mantendo-se escondida nesta região e possibilitando o acesso ao compartimento muscular. A lipoaspiração conta com pequenas incisões cuidadosamente posicionadas para também atender a esta peculiaridade de uma região tão frequentemente exposta.
Podem ser realizadas com anestesia peridural e sedação ou anestesia geral.
Geralmente preferimos o período de internação de 24 horas para adequada analgesia e recuperação pós-cirúrgica. O uso de meias elásticas e cintas é essencial para chegarmos aos resultados, já que o edema tende a ser mais persistente do que o das cirurgias de outras áreas.
Com 40 dias já é possível a realização de caminhadas e esportes de baixo impacto.