Otoplastia Cirurgia das Orelhas
Este procedimento tem por objetivo corrigir as deformidades da orelha, tratando a sua proeminência excessiva, melhorando a definição da estrutura cartilaginosa e do lóbulo.
A Otoplastia (cirurgia das orelhas) é mais comumente realizada para a correção das “Orelhas em Abano”, caracterizadas pelo “afastamento” da borda das orelhas que, associadas ao “apagamento” das linhas cartilaginosas causam grande estigma já na infância, levando ao bullying e trauma psicológico precoces.
Cicatrizes
- As cicatrizes desta cirurgia estão “escondidas” nas dobras de trás das orelhas e podem ser realizadas a partir dos 6 anos, idade na qual o desenvolvimento destas estruturas se encerra.
Com isto as crianças em idade escolar têm a oportunidade de se livrarem destes estigmas e suas possíveis consequências.
Como funciona o pós operatório da Otoplastia ?
O pós-operatório conta com a necessidade de uso da bandagem elástica que, além de manter as orelhas protegidas e bem posicionadas, faz com que o inchaço tenha rápida resolução, conseguindo em 3 semanas uma aparência suave e socialmente aceitável.
Atualmente são muito comuns também as deformidades causadas pelo uso de brincos excessivamente pesados, alargando e deformando os lóbulos das orelhas.
Anestesia para Cirurgia das Orelhas
Esta correção pode ser realizada em consultório sob anestesia local ou em centro cirúrgico em associação com outras cirurgias.